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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Google Analytics: ferramenta de apoio estratégico


Toda empresa quer ter um site, todo empreendedor quer que o seu empreendimento virtual seja um sucesso, todo gestor precisa de ferramentas que possam provar estatisticamente o sucesso de suas ações pela web.  Sites, hotsites, full banners, links patrocinados, e-mail marketing, redes sociais e todas as formas possíveis e imagináveis de aplicação do marketing digital seduzem empresas, empreendedores e gestores, mas como saber se as ações realmente alcançam seus alvos e cumprem os objetivos elencados?

É preciso entender que toda e qualquer ação gera uma reação e dessa reação surgem dados, fontes preciosas de análise sobre a eficiência ou não daquilo que foi executado, e para isso temos um importante aliado o Google Analytics.

O Google Analytics é uma ferramenta de medição de sites e campanhas virtuais capaz de oferecer gratuitamente ao gestor relatórios que traçam variados perfis de acesso, consumo e comportamento, sem necessidade de grandes conhecimentos de Tecnologia da Informação.

A ferramenta gera um código/script de programação que precisa ser instalado nas páginas do site, esse código é o GPS do Google no seu site. Depois de devidamente instalado pela pessoa que desenvolve o site, você poderá em poucas horas ter dados dos acessos, e acredite a variedade de dados é grande.

Por meio do Google Analytics você pode saber quantos são seus usuários, o que eles procuram, quando procuram, o que rejeitam, de onde acessam, que tipo de tecnologia usam (PC, tablet, smartphone), entre muitos outros tipos de dados.

Para entendermos melhor as potencialidades dessa ferramenta, vamos analisar algumas de suas principais telas. Vejam a primeira tela é gerada com os dados gerais do rastreamento do seu site:

Visão Geral



A figura acima mostra um panorama geral dos acessos e seu Gráfico demonstra como o usuário se comportou durante o período analisado.



Visitas por Dia



Note que é possível ver quantos acessos o site teve dia a dia. Isso facilita entender se uma determinada campanha de marketing viral surtiu efeito, para isso basta analisarmos os picos de acesso e o período da campanha.


Visitas por Hora



Esta é uma tela interessante, pois demonstra como se comporta o seu usuário. Se ele acessa de qualquer hora do dia, se há um período específico de pico. Com esses dados você pode pensar em promoções e ações específicas para alavancar determinados horários em seu site.


Novos x Antigos



Este gráfico aponta a lealdade do seu usuário, quanto maior for a proporção de usuários antigos, maior a fidelidade ao seu site.


Visão Geográfica



Esta tela é uma das mais interessantes, pois revela quais são suas fronteiras físicas, mesmo dentro do universo virtual. Também é possível identificar quais são os territórios que você tem potencial de atingir.


Rejeição



Essa talvez seja a mais temida de todas as telas, a rejeição. Indica o percentual de usuários que acessaram seu site e imediatamente saiu, sem praticar qualquer tipo de navegação. Quanto maior o percentual, pior é. Por outro lado é um dado importante para entender se suas estratégias estão de acordo com aquilo que o consumidor busca.

Essas são algumas de muitas possibilidades que o Google Analytics oferece ao gestor. Uma fonte preciosa para entender melhor o andamento e os resultados de suas ações.


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